A Era da Desinformação

83ac4-wizard

Outro dia, no Aeroporto de Brasília, um homem que caminhava lendo o jornal esbarrou por engano numa senhora idosa que tomava um cafezinho. Com o encontrão, ela derrubou a xícara e sujou o piso do aeroporto. O sujeito pediu desculpas, e procurou um funcionário da limpeza para enxugar a sujeira.

Calhou de justo naquela hora haver um adolescente filmando um colega com seu smartphone. Por acaso, ele gravou exatamente o instante do acidente, bem como a reação do homem e da velhinha. Na mesma hora ele publicou na internet – não por achar que aquilo tivesse alguma importância, mas porque, como bom jovem de nosso século, ele não tinha nada melhor para fazer.

Era um acontecimento banal, de absoluta frivolidade, como tantos que acontecem todos os dias, em todos os cantos do mundo. Ou seja, era o material perfeito para provocar uma acirrada polêmica na rede. Como não podia deixar de ser, não tardou para que o vídeo fosse compartilhado à exaustão nos sites de relacionamento, e reações escritas começaram a aparecer nos principais canais de notícia.

Eis um breve apanhado do que se disse:

Revista VEJA: Empresário impede terrorista das FARC de seqüestrar avião.

“Um empresário paulistano e chef de cozinha mostrou-se um inesperado herói no último fim de semana. Enquanto esperava o embarque de volta para São Paulo no aeroporto de Brasília, ele percebeu uma atitude suspeita de uma possível terrorista das FARC que aparentava levar diversas granadas dentro de sua bolsa de mão. Ao se dar conta das intenções da militante bolivariana, o empresário pôs em risco a própria vida para impedir que ela entrasse no avião.

Caros Amigos: As Ligações Perigosas

Quem é o homem da cotovelada? Não se sabe. Mas o relógio que ele usava era quadrado. Como se sabe, o queijo também pode ser quadrado, e queijo se faz com leite. O leite vem da vaca, e a vaca é a fêmea do boi. Resta claro um envolvimento da bancada ruralista no acontecido.

Além disso, em entrevista ao Jornal Nacional, o sujeito se definiu como “apenas um matuto dum pé de serra”.

Claramente um tucano disfarçado, com ligações com José Serra, a mando do capitalismo financeiro.”

Pragmatismo Político: Imagem de militante gay sendo torturada por neonazista russo cai na rede.

“Na tarde do dia 25, uma militante dos direitos dos homossexuais foi barbaramente torturada em público por um neonazista russo. Depois de ter se pronunciado a favor da união civil homoafetiva, a militante foi espancada e violentada em plena sala de embarque do Aeroporto Juscelino Kubitschek. A polícia, que assistiu a todo o ocorrido, não fez nada para impedir a violência.”

Mídia Ninja: Militantes Black Blocks que protestavam contra o Governador Sérgio Cabral apanham do BOPE no aeroporto JK. 30 policias disfarçados de anarquistas foram agredidos.

Fotos de nossos internautas mostram o BOPE usando metralhadoras para reprimir um grupo de militantes anarquistas que protestavam contra a CPI dos transportes no Rio. A confusão começou depois que um policial disfarçado de cadeirante jogou um coquetel molotov contra o detector de metais do aeroporto. 900 pessoas foram presas e pelo menos 30 policiais disfarçados foram atingidos por tiros de bazuca de borracha.

Carta Capital: Falta de confiança na economia derruba xícara de café no Aeroporto JK.

“Segundo relatório do Banco Central publicado na manhã de hoje, o total de investimentos no setor agrícola cresceu 12% no primeiro trimestre de 2013. Como resultado, a produção de café em pó quase duplicou no período analisado.

Apesar disso, trabalhadores e empresários vem demonstrado desconfiança com a política monetária e fiscal do governo. Como resultado, registrou-se que a economia cresceu 90% menos do que o que deveria ter crescido se o Brasil fosse a China, na avaliação dos especialistas.

Os efeitos já começam a ser sentidos no cotidiano do cidadão. O fraco desempenho da economia fez com que uma senhora de idade derrubasse uma xícara de café no Aeroporto JK, na semana passada.

O Ministro da Fazenda anunciou que tomaria medidas para incentivar o consumo e disse que compraria uma xícara nova.”

Blog feminista: Mulher negra sofre violência obstétrica na sala de embarque

“E ainda dizem que não existe cultura do estupro. E depois as feministas é que são chatas.

Depois de sofrer clitoridectomia e ter braços e pernas amputados a golpes de facão, mulher africana vítima de estupro por time de futebol americano foi impedida de receber atendimento de emergência no ambulatório do aeroporto. O pastor Marco Feliciano, que estava de plantão naquele momento, induziu o coma na vítima para impedir que ela tentasse o aborto. O plano de saúde da vítima disse que não aceitaria pagar pelo parto normal, só aceitando a cesariana.

É esse o país em que vivemos. É esse o país que não entende que o meu corpo é o único instrumento que tenho para exercer uma liberdade que historicamente foi negada. É esse o país que quer me impor uma escolha pelo fato de eu ter dentro de mim um pedaço de carne apto a gerar outro ser humano.”

Estado de São Paulo: Editorial – O Descaso das Xícaras

“Nos últimos anos, a administração da presidenta Dilma investiu menos de 20 centavos para prevenir acidentes envolvendo xícaras de café expresso. No mesmo período, os países membros da OCDE investiram o mais de 90 milhões de dólares para evitar acidentes envolvendo xícaras de chá de porcelana.

Esse é o retrato do descaso. Enquanto a iniciativa privada tem que arcar com o peso da regulamentação estatal e de uma carga tributária abusiva, o cidadão é privado dos serviços mais elementares que se poderia esperar do setor público.”

Blog do Sakamoto: A Homofobia Nossa de Cada Dia

“O Brasil está se democratizando. A nova classe média finalmente acordou. A sociedade começa a exigir prestação de contas.

Clichês que se repetem à exaustão nos meios de comunicação de massa. O que essas aparentes verdades escondem, na verdade, é uma visão profundamente retrógrada dos papéis sociais e uma cultura homofóbica arraigada.

Nada o demonstra melhor do que a recente demonização de que foi vítima nas redes sociais um militante da igualdade de gênero que ousou protestar contra as declarações de uma evangélica que defendia a família tradicional no salão de embarque do Aeroporto JK. Um episódio que revela camadas nem sempre admitidas de nosso recalque histórico”

O texto também foi publicado no Youtube, com o título “Muito bom! Vejam! Velhinha safada tentar pegar no bilau de um homem e se esborracha toda no chão! Kkkkk” O vídeo teve 600 milhões de acessos, e dentre os milhares de comentários postados, selecionamos os seguintes:

 “Ha, ha, ha! A bruaca se ferrou, muitu bom”

Jorge MK, Goiás

“ Eu achu q é isso msm, nordestino vem pra cá pra trabalhar, mas não toma banho, não passa desodorante. ECA!”

Maria Giacanelli, São Paulo

“Gay tem mais mesmo é que morrer! O ki tem na kbça desses imbecil? Um casal é um macho e uma mulher. Homem c/ com homem dá lobisomem”.

Toninho, Recife – PE

A Mídia Ninja publicou fotos do acidente tiradas pela própria velhinha. O Fora do Eixo fez um festival em homenagem às vítimas da tragédia e não pagou aos artistas. O Conselho Federal de Medicina disse que não atenderia vítimas de erros médicos cometidos pelos médicos cubanos. O video também circulou no Facebook, associado a uma série de correntes e mensagens:

“- Gente, essa velhinha tem câncer no cérebro e não tem dinheiro para pagar a cirurgia. O Facebook disse que, se essa postagem tiver 2 milhões de compartilhamentos, eles vão pagar a operação. Vamos ajudar, gente!”

“Uma vez perguntaram a um sábio chinês: O que você faria se quebrasse uma xícara?

 Ele respondeu: Eu pegaria outra no armário. (Ditado milenar chinês)”

“Jesus te Ama! Boa segunda-feira! Feliz! Feliz! ‘E no reino de Deus, nenhuma xícara derrubada se espatifará” (Atos, 12, 22-23)”

“O universo é como uma xícara: ele tem uma alça, e mais cedo ou mais tarde alguém a espatifará (Albert Einstein, psicólogo austríaco).”

“No passado éramos refém das grandes empresas de informação, que deturpavam os fatos segundo seus interesses obscuros. A internet nos libertou disso, e hoje vivemos num mundo em que qualquer adolescente imbecil tem igualmente o direito de deturpar a informação.”  (Martin Luther King, rei da África do Sul).

No mínimo 50 adolescentes morreram tentando reencenar o vídeo na sacada de seus apartamentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s